Para alcançar a saúde financeira em qualquer tipo de negócio ou empresa, é necessário implementar processos e ferramentas de recuperação de crédito e controle da inadimplência.
O segmento de recuperação de crédito, análise de crédito e cobrança sofre evoluções tecnológicas constantes, como qualquer outro segmento. O objetivo dessas ferramentas tem como ponto principal a precisão e a assertividade nas informações para tomada de decisão numa análise de crédito ou no controle da inadimplência. O fomento à cultura da inadimplência, o amadorismo na análise de dados e a má gestão da carteira de ativos faz com que os índices de inadimplência se tornem elevados e, em alguns casos, de fora de controle. Cada carteira de ativos precisa ser devidamente analisada para aplicar uma abordagem justa e eficiente quanto aos devedores existentes.
No Brasil, é comum prestigiar mais o devedor inadimplente do que o bom pagador. Facilmente o mercado apresenta políticas de descontos e parcelamentos generosos para os devedores que não conseguiram honrar os seus compromissos na data aprazada, isso acontece tanto na esfera pública, como na esfera privada. isso pode levar o bom pagador a se questionar: “Vale a pena ser um bom pagador no Brasil?”
Para combater esse tipo de prática no mercado nacional, é necessária a implementação de uma política de reeducação financeira tanto dos credores, como dos devedores. Os índices de inadimplência elevados no país só podem ser reduzidos utilizando ferramentas tecnológicas inteligentes que forneçam soluções a todos os envolvidos, seja num processo de concessão de crédito, bem como o processo de recuperação de crédito e cobrança.
A Stone Up foi criada com objetivo de fomentar, conscientizar e estimular o bom relacionamento entre empresas credoras e seus clientes, com ferramentas e soluções que beneficiam todos os envolvidos neste organismo do mercado financeiro.